A vida eremítica

Começou a construção do primitivo eremitério, em Paola.

Em 1450 começou a vida eremítica oficial reconhecida pelo Bispo Diocesano.

O Arcebispo de Cozenza, D. Pirro Caracciolo em 1470 aprovou o movimento eremítico.

A partir de 1470 começaram as viagens de São Francisco pela Calábria e a fundação de outros eremitérios em Paterno, Corigliano Cálabro, Spezzano, Milazzo.

O Papa Sisto IV em 1474, aprovou definitivamente a congregação eremítica.

Em 1483, Francisco partiu para a França passando por Nápoles e Roma

Em 1493 Alexandre VI, aprovou a primeira redação da Regra dos Frades.

Em 1501 o mesmo Pontífice, aprovou a segunda redação da Regra dos Frades e a primeira.

Em 1502 ainda Alexandre VI aprovou a terceira redação da Regra dos Frades e a segunda redação do Regulamento para os Terciários (Leigos)

Em 1506 Julius II aprovou a quarta redação da Regra dos Frades, e a Regra das Monjas, e a terceira redação da Regra para os Terciários (Leigos).

Em 02 de abril de 1507, faleceu em Tours na França.

Em 1º de maio de 1519 Francisco foi canonizado pelo Papa Leão X

Em 1943, o Papa Pio XII declarou-o Padroeiro da gente do mar italiana e, em 1962, o Papa João XXIII  o declarou Padroeiro da Calábria.

A Espiritualidade de São Francisco

No silêncio e na oração alimenta seu relacionamento com Deus.

No contato com o povo vive as alegrias, os anseios, os problemas, as fadigas.

É acolhedor e hospitaleiro, cheio de compaixão. Sabe repartir os sofrimentos e as alegrias de quantos recorrem a ele.

Fundador da Ordem dos Mínimos.

A Espiritualidade dos Mínimos

está caracterizada pelo desejo de maior penitência e pelo amor à vida quaresmal. O Mínimo vive ao longo do ano, o que a Igreja propõe aos cristãos durante a Quaresma. A vida quaresmal, e o empenho de conversão, sustentado pela oração, pelo jejum e pelas obras de caridade.  Os Mínimos acrescentam o voto de abstinência  perpétua das carnes.

Empenho Social e Político

(1435-1483), ele se empenhou inteiramente nas causas sociais de seu povo, que confiava nele, porque o sabia sincero e desinteressado.

Na França (1483-1507) vivendo na corte e gozando da confiança do rei, ele se interessou por diversas questões políticas, também pelo empenho do Papa e do Rei de Nápoles.

São Francisco encarna os grandes ideais reformadores do Séc. XV

A humildade, a simplicidade, a pobreza, o primado de Deus.

Ele é o mestre, a quem se olha com admiração e esperança. A Ordem dos Mínimos no século XV é um grande sinal da Igreja que quer se renovar.  A penitência é para o evangelho o verdadeiro começo de cada reforma.